A hora da virada para a pequena e média empresa no Brasil
Marco Leone Fernandes
Atualizado em 08/09/2009
Em todo o mundo, e especialmente no Brasil, há claros sinais na economia que a grande crise financeira com a qual estamos lidando desde outubro de 2008 está próxima do seu fim. É fato que em vários países o seu impacto foi diferente; enquanto temos de um lado a China, que parece não ter tido contato com a crise face ao crescimento da sua economia, por outro lado, alguns países da Europa, e da própria América do Norte, ainda estão fazendo sua lição de casa para amenizar os seus impactos.
No Brasil, a queda da taxa de juros nominal, o câmbio estável, a atração de capital externo refletida na alta da Bovespa e os sinais claros da volta do crédito demonstram a confiança dos investidores, empresários e executivos neste momento.
A maioria das empresas precisou se adaptar a este momento, privilegiando o caixa da empresa e cortando a fundo as despesas. Infelizmente, muitas vezes o esforço para equilibrar investimentos e lucratividade acaba acarretando na perda de talentos e de capital intelectual.
Por mais incrível que isto pareça, é mais fácil diminuir a estrutura do que voltar a crescer.
Toda empresa, mesmo as que trabalham com uma estrutura muito enxuta, conseguem, se isto for realmente necessário, cortar de 5% a 10 % da sua folha de pagamento e administrar este impacto.
Quanto tempo leva para aumentar em 5 ou 10% o quadro de funcionários de qualquer empresa?
Nesta hora, quanto maior for a empresa, mais rígido deverá ser o processo de seleção, de capacitação, de aprendizado de normas e procedimentos, isto sem falar na briga do mercado por um bom recurso em um momento de retomada. Já pensou como se sente o funcionário que aguentou firme a crise, e agora se sente desprestigiado frente aos novos contratados?
Esta é a grande oportunidade para a pequena e média empresa no Brasil, nos momentos de retomada. Para uma grande empresa é mais fácil olhar para um provedor de serviços de menor porte e mais ágil, capaz de integrar a sua cadeia de valor, do que tentar repor os talentos perdidos de uma hora para outra.
É claro que uma PME que se preocupou em manter rígidos controles financeiros e contábeis, que procurou investir em capacitação dos seus funcionários, terá acesso privilegiado ao crédito, terá a preferência dos clientes de grande porte e prioridade no atendimento pelos fornecedores.
Já dizia a sabedoria popular: “não há mal que sempre dure e não há bem que não se acabe!” Sempre haverão momentos de crise seguidos de momentos de retomadas, saber se preparar para estes momentos é um grande diferencial competitivo, e buscar aproveitar esta mudança de posição é o que pode fazer a diferença para sua empresa. Quem não acreditou nisto antes, terá outras crises e outras chances ainda para acreditar, mas esperamos que, para o bem de todos, a próxima chance demore bastante…
Imprimir Enviar por e-mail Reportar erro(s)
Gestão, Tecnologia, Vendas e Filosofia de Botequim...
Minha lista de blogs
Quem sou eu
- MARCO LEONE
- SÃO PAULO, SÃO PAULO, Brazil
- Este blog pertence a MARCO LEONE e a cada um que aqui vier e se interessar pelo que leu. Aqui neste Blog não tenho nenhum compromisso adicional com a verdade, com o vernáculo, com a ética ou com a moral, alem da que eu ja tenho na minha vida cotidianal, ou seja, muito... Brasileiro (50% mineiro e 50% italiano calabrês), bem casado, pai de 2 meninos, torcedor do Fluminense, e um apaixonado pela vida e pelo Brasil.
Postagens populares
-
CARREIRA Marco Leone assume comando da Micro Focus no Brasil São Paulo - O executivo, ex-gerente geral da CA, até então atuava em carreira s...
-
SÃO PAULO, 1 DE JULHO DE 2008. MARCO LEONE FERNANDES torna-se sócio da SALESOLUTION Desenvolvimento de Vendas. O executivo que comandou a CA...
-
OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ERA DOS NEGÓCIOS ONLINE Oportunidades e desafios da era dos negócios online 01 de março de 2012 - Por Marc...
-
Colunistas | Gestão Quem pode ser líder? Marco Leone Fernandes Atualizado em 03/03/2009 Há muito tempo se discute o conceito de lider...
-
Jornal Valor Econômico - Caderno de Empresas - página B3- Publicado em 1/8/2012 Micro Focus prepara fase de expansão Por Moacir Drs...
-
Gestão O desafio da inovação Marco Leone Fernandes Publicado em 07/02/2012 às 15:13 Nesses primeiros anos do século 21, as e...
-
Informática hoje e TI&GOVERNO Plano Editorial por Marcio Simões Marco Leone, ex-presidente da CA, entra na SaleSolution... Assim que dei...
-
Gestão A matrix nas organizações globais Marco Leone Fernandes Publicado em 06/06/2011 às 11:51 Cada vez mais, empresas globais aprov...
Um comentário:
Realmente o cenário está bastante favorável as PME's no Brasil. Parabéns pelo artigo.
Postar um comentário