Gestão
Quando o Carnaval chegar
Marco Leone Fernandes
Publicado em 02/02/2011 às 00:00
Realmente é inevitável que os meses de verão não sejam os melhores meses para os negócios, principalmente quando se trata de um país tropical como o nosso. Obviamente, não estamos incluindo aqui aquelas empresas que dependem da sazonalidade e que podem ter, nesse período, seu melhor momento do ano. Falamos da grande maioria de empresas pequenas e médias que dependem de vender seus produtos e serviços em um modelo de business to business.
Alguns fatores são bem relevantes para observarmos esse fenômeno do verão no Brasil. Em primeiro lugar, as principais decisões de negócios para esse ano já foram tomadas. O que se busca é a execução dos processos que já tem orçamento aprovado onde fatalmente, novos projetos devem ficar para o orçamento do ano que vem. Em segundo lugar, a busca para atingir os resultados, muitas vezes, acaba pressionando os gestores a reduzirem custos e cancelarem projetos já aprovados, o que pode ser uma surpresa muito desagradável e difícil de corrigir. Em terceiro lugar, ocorre um desaceleramento natural em função do fim de ano e das festas de Natal e Ano Novo. Tudo bem previsível, mas que continua pegando muita gente de surpresa, todos os anos...
Outro fato relevante é que as férias escolares acontecem em Janeiro e os tomadores de decisão resolvem desfrutar o merecido descanso ao lado de suas famílias, o que nos deixa muitas vezes pressionados a resolver tudo o que for possível até o fim de novembro. Isso pode representar para seu cliente um sinal de que a temporada de descontos e promoções está aberta e se você não estiver preparado para isso...
No país do Carnaval, temos ainda outro problema. Como esse é um feriado móvel, muitas vezes acaba interferindo em toda a rotina do inicio do ano e corre o risco de algumas decisões importantes - como à aprovação do novo orçamento ou mudanças de quadro de gerentes - acabarem ficando para depois dos festejos do Rei Momo.
A melhor parte de isso tudo é que ela se repete mais ou menos da mesma maneira todos os anos. Desta forma, não podemos aceitar nada disso como desculpa para um mau resultado, serve no máximo como uma constatação de falta de planejamento.
Para evitar esses dissabores, sugiro que você acompanhe o ritmo dos seus principais clientes e use essas informações a seu favor, estabelecendo os compromissos necessários e ajudando-o a se organizar de forma que nada disso atrapalhe os seus objetivos e os deles. É também uma excelente oportunidade para que você prepare sua tropa de elite para o próximo ano, investindo principalmente em capacitação e nas análises de portfólio de produtos e clientes. Planeje já, execute corretamente e o mais rápido possível. Ou vai ficar aí parado “se guardando para quando o Carnaval chegar”?
Gestão, Tecnologia, Vendas e Filosofia de Botequim...
Minha lista de blogs
Quem sou eu
- MARCO LEONE
- SÃO PAULO, SÃO PAULO, Brazil
- Este blog pertence a MARCO LEONE e a cada um que aqui vier e se interessar pelo que leu. Aqui neste Blog não tenho nenhum compromisso adicional com a verdade, com o vernáculo, com a ética ou com a moral, alem da que eu ja tenho na minha vida cotidianal, ou seja, muito... Brasileiro (50% mineiro e 50% italiano calabrês), bem casado, pai de 2 meninos, torcedor do Fluminense, e um apaixonado pela vida e pelo Brasil.
Postagens populares
-
CARREIRA Marco Leone assume comando da Micro Focus no Brasil São Paulo - O executivo, ex-gerente geral da CA, até então atuava em carreira s...
-
SÃO PAULO, 1 DE JULHO DE 2008. MARCO LEONE FERNANDES torna-se sócio da SALESOLUTION Desenvolvimento de Vendas. O executivo que comandou a CA...
-
OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ERA DOS NEGÓCIOS ONLINE Oportunidades e desafios da era dos negócios online 01 de março de 2012 - Por Marc...
-
Colunistas | Gestão Quem pode ser líder? Marco Leone Fernandes Atualizado em 03/03/2009 Há muito tempo se discute o conceito de lider...
-
Jornal Valor Econômico - Caderno de Empresas - página B3- Publicado em 1/8/2012 Micro Focus prepara fase de expansão Por Moacir Drs...
-
Gestão O desafio da inovação Marco Leone Fernandes Publicado em 07/02/2012 às 15:13 Nesses primeiros anos do século 21, as e...
-
Informática hoje e TI&GOVERNO Plano Editorial por Marcio Simões Marco Leone, ex-presidente da CA, entra na SaleSolution... Assim que dei...
-
Gestão A matrix nas organizações globais Marco Leone Fernandes Publicado em 06/06/2011 às 11:51 Cada vez mais, empresas globais aprov...
Nenhum comentário:
Postar um comentário