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quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Oportunidades e desafios da era dos negócios online

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ERA DOS NEGÓCIOS ONLINE

Oportunidades e desafios da era dos negócios online

- Por Marco Leone (Country Manager da Micro Focus/Borland no Brasil)

Apenas uma década depois do estouro da bolha da internet, que gerou prejuízos de bilhões de dólares e enterrou uma série de empresas ‘pontocom’, o Brasil e o mundo vivem hoje um ciclo de ouro da web. As perspectivas de que o mercado brasileiro de e-commerce atinja um faturamento acima de R$ 18 bilhões, em 2011, confirmam que, depois de muitos percalços, a internet se estabeleceu, definitivamente, como uma das mais importantes plataformas de negócios para empresas. E a diferença para o que aconteceu no início dos anos 2000 é que, além de gerar muito dinheiro, esse canal tem provocado profundas transformações na sociedade e nas estruturas empresariais.
Do lado das corporações, mais do que um simples canal de vendas de produtos e serviços, a internet transformou-se em uma importante ferramenta para relacionamento com os consumidores e para construir, ou derrubar, a imagem de empresas e marcas no mercado. Não à toa, o Facebook deve atingir um faturamento de US$ 4,27 bilhões neste ano. Boa parte dessa receita está relacionada a investimentos de empresas preocupadas em construir uma boa imagem virtual, a partir de propaganda na rede social.
Alguns fatores justificam esse boom da internet e dos negócios online. O primeiro deles é a democratização do acesso à web. Um relatório da Fecomércio-RJ/Ipsos, divulgado em novembro, calcula que o número de brasileiros conectados saltou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011. Em outras palavras, quase metade da população do país representa hoje um mercado potencial para que empresas ofereçam produtos e serviços virtuais.
A própria evolução das tecnologias relacionadas à segurança da informação tem impulsionado o avanço do comércio eletrônico. Graças a soluções e ferramentas mais sofisticadas para combater fraudes e ataques online, a internet transformou-se em um território mais seguro e confiável para os usuários realizarem transações. Com isso, o temor do cibercrime cada vez mais cede espaço à sensação de comodidade de comprar produtos com apenas um clique.
Mas a mesma internet que tem aberto diversas oportunidades de negócios para as empresas está, por outro lado, criando um desafio importante para as organizações: lidar com um ambiente totalmente novo e pouco previsível. Um exemplo clássico dessa dificuldade das corporações gerenciarem as operações online está na constante queda dos sites de vendas de ingressos online durante períodos de pico. Mais do que a perda de receita, esse problema gera uma experiência negativa para o consumidor e, por consequência, afeta a relação da companhia com os fornecedores virtuais.
Se considerado o poder de disseminação das notícias em redes sociais, como Facebook e Twitter, qualquer experiência ruim de um usuário com determinado produto ou serviço na internet pode gerar problemas de grandes proporções e, em casos extremos, afetar, de forma irreversível, a imagem de uma empresa e as marcas associadas a ela.
A boa notícia é que a própria tecnologia oferece a chave para as empresas driblarem os desafios de atuar em ambientes virtuais. A partir do uso de ferramentas para modernização, testes e gerenciamento de aplicações fornecidas pela Micro Focus/Borland, as corporações conseguem antecipar e corrigir eventuais problemas com sistemas na internet. O que representa uma economia inestimável de recursos – ao evitar perdas geradas por paradas e quedas nas operações –, a garantia de satisfação dos clientes e, em última instância, a manutenção das empresas e das marcas no mercado.
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