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quinta-feira, 9 de outubro de 2008

YOM KIPUR II

Imprevisível...
Perdoar o pecado ou o pecador? Ou ainda, os dois...
O que fará então com a culpa, o culpado?
O que merece o culpado, perdão ou vendetta?
Isto o tempo dirá, mas só quando esfriar...
O mundo é mesmo um moinho!

YOM KIPUR - Dia do Perdão


Dia do Perdão

Durante um longo ano comete o homem toda sorte de erros, atropelos, voluntários, involuntários. O processo da teshuvá (arrependimento, retorno ao bem) não poderá realizar-se magicamente em um dia. A tradição judia coloca ao mês de EluI, último do ano, como prefácio para ir preparando o homem para a reflexão profunda, até o grande caminho interior. Cedo, nas manhãs de Elul se ouve o som do shofar: Desperta povo!

Uma semana antes de Rosh Hashaná, também durante a madrugada, se dizem as orações que se chamam "selichot" - perdões). O 1º de Tishrei é o grande dia, a base para um ano novo e um novo ano de vida. Depois seguirão nove dias até o dia do perdão. Dez dias, para aprofundar-se dentro de si, afastar o mal, aproximar o bem. O processo chega a sua culminância no dia 10º de Tishrei : Yom Kipur.

A expiação, Kipur, na raiz hebraica, refere-se ao "que cobre", ou seja, o castigo que envolve o ato perverso. Tudo o que se pode anular, deter ou parar é o castigo; mas não o ato cometido; esse ato está aí e a única maneira de superá-la é através de uma transcendental modificação da conduta pessoal posterior. Os atos são do homem, seguirão sendo dele, e a conseqüência, sua responsabilidade. Deus pode apagar o castigo, não o ato. O jejum - que acompanha todo o dia do perdão - por sua parte não faz milagre. O jejum do dia não sacrifica nada a favor de Deus, sendo que tal idéia seria eminentemente pagã. O que faz é reconcentrar o homem em seu espírito, afastá-lo, por algumas horas, da servidão do homem ao corpo e a suas necessidades.

Observa-se também que as más ações ou transgressões têm duas polaridades: uma do homem em relação ao homem e a outra, do homem em relação a Deus. A primeira é a da vida diária, exterior, social e inter-humana. A outra, do âmbito da alma, é o segredo da consciência. A primeira é coisa de homens, e os homens têm de resolvê-la: "As transgressões que vão de homem a homem, não são expiadas pelo Yom Kipur, se antes não forem perdoadas pelo próximo ".

Daí que se costuma pedir previamente o perdão de nossos semelhantes, se eles não perdoam, Deus não poderá intervir.

Sinergia para geração de resultados

www.partnersales.com.br 
O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas.

Sinergia para geração de resultados
É fundamental atentar para as oportunidades de sinergia do dia-a-dia
Por Marco Leone Fernandes
Atualizado em 09/10/2008
Sinergia é conceito abrangente e complexo. Podemos defini-lo como o resultado positivo gerado em grupo, que deve ser maior que a soma dos resultados individuais dos elementos deste grupo, ou ainda, um bom motivo para se trabalhar em grupo...
 
A sinergia de uma equipe, uma empresa ou um grupo de empresas tem sido cada dia mais valorizada pela liderança. O papel do líder é fundamental. Ele deve saber reconhecer os limites de sua equipe e favorecer oportunidades de criação de grupos com interesses comuns em que a complementaridade de perfis é vantajosa.
 
Alguns elementos devem ser controlados para facilitar esta integração, como a insatisfação com resultados negativos, a divergência de opiniões, a falta de ética e os conflitos na definição de prioridades. Reunir pessoas com mais perícia, característica intelectual fundamentada na utilização de processos, e outras com mais experiência, característica emocional adquirida por meio da maturidade e da observação de erros e acertos, próprios e de terceiros, é excelente combinação. Claramente a geração de sinergia nestes grupos aumenta quanto maior for a flexibilidade destes membros para incorporar novas e diferentes idéias.
 
Tão importante quanto a liderança é a existência de uma estratégia comum, que permita mensurar os resultados e o compromisso do grupo em superá-los. Recomenda-se medir a redução de custos de ineficiência, a melhora dos índices de qualidade e o favorecimento da criatividade e da inovação. A inovação ajuda especialmente na captura de valor das novas oportunidades e dos novos mercados por meio da criação de ofertas de produtos e serviços.
 
A importância deste tema também é percebida em fusões e aquisições, pois a sinergia poderá potencializar a valoração e os resultados da nova empresa, avaliados por indicadores como maiores receitas obtidas com um portfólio de produtos otimizado, menores despesas por compartilhamento de infra-estrutura, benefícios fiscais por redução dos impostos pagos e reduções do custo de capital pelo menor nível de risco da nova empresa.
 
Estudiosos das escolas de negócios têm criado ferramentas, como o BSC, para auxiliar aos membros de um grupo a medirem e alcançarem seus objetivos estratégicos comuns, utilizando-se das ações do seu dia-a-dia. Podemos citar ainda a Matriz BCG para avaliação do portfólio de produtos, a análise SWOT, que elenca forças e fraquezas (ambiente interno) e ameaças e oportunidades (ambiente externo), a Matriz ERRC, que busca a criação de valor usando ofertas diferenciadas e de baixo custo de produção, e o Six Sigma, que garante alto nível de qualidade nos processos.
 
Os administradores têm observado os efeitos criados pela sinergia entre departamentos; nota-se a forte redução dos ciclos de vendas com o alinhamento entre as áreas. Um exemplo é se antecipar às objeções de ordem técnica e econômica de seus clientes (pelo jurídico, TI, RH e Finanças) já na fase inicial do processo comercial, ganhando tempo no fechamento.
 
O investimento na satisfação e na retenção de talentos proporciona clientes fiéis e satisfeitos, que compram um mix maior de produtos e serviços, o que garante maior lucratividade e que, por conseqüência, trará novas oportunidades de investimento na satisfação dos funcionários, e assim sucessivamente, criando uma cadeia de serviços mais lucrativos.
 
É fundamental estar atento às oportunidades de sinergia no nosso dia-a-dia. Muitas vezes passam despercebidas, quando poderiam reverter severos quadros recessivos de maneira rápida e eficiente.
 
Isto parece tão claro quanto um hot-dog vale mais que um pão e uma salsicha separados. Mas nem sempre percebemos estas claras oportunidades.
 
É preciso olhar para estas situações com olhos de ver e, principalmente, com muita vontade de agir.

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DRIBLE NO DEPARTAMENTO DE TI

Drible no departamento de TI

 | 03.04.2008

A transformação do software em serviços prestados pela internet traz a agilidade e a simplicidade da web para os programas corporativos

Fabiano Accorsi

Hospital das Clínicas, em São Paulo: software sem burocracia

Por Camila Fusco

EXAME 

Encomendar um software ao departamento de tecnologia costuma envolver uma boa dose de burocracia na maioria das empresas. E não se trata de pura implicância das áreas que pedem os sistemas. Segundo estatísticas dos especialistas americanos Bryan Maizlish e Robert Handler, depender da tecnologia é mesmo uma etapa irritante: 72% dos projetos atrasam, estouram o orçamento ou ficam incompletos. O processo tradicional começa com a aprovação de compra ou desenvolvimento e passa pela elaboração de um documento exaustivo de requerimentos técnicos, testes, eventuais compras de hardware -- até que, finalmente, o programa esteja disponível para uso. Mas existe também a alternativa da web. Com a popularização do modelo de software como serviço, basta entrar numa página da internet, sacar um cartão de crédito e pronto: o programa pode ser usado instantaneamente. Não há necessidade de treinamento profundo, manutenção nem extensos períodos de implantação. No Hospital das Clínicas, em São Paulo, mais de 100 pesquisadores utilizam um software de estatísticas que roda inteiramente na web. "Cada área pode usar seu orçamento da maneira que desejar", diz Marcio Biczyk, diretor de tecnologia do hospital. "E isso quer dizer descentralização e agilidade." É claro que não significa uma sentença de morte para o departamento de tecnologia -- apenas um uso mais racional de seus recursos.

A consultoria Gartner batizou o fenômeno de "consumerização" das aplicações empresariais. Os grandes sistemas usados por uma companhia, como o de gestão empresarial, devem continuar no modelo tradicional de compra de licença e implementação complexa. Mas necessidades localizadas serão cada vez mais oferecidas pela internet. O mercado mundial para esse tipo de aplicação ainda é pequeno, embora cresça rápido. Os 5,1 bilhões de dólares movimentados no mundo no ano passado devem saltar para 11,5 bilhões em 2011 -- cerca de um quarto do total das vendas de software corporativo. Na construtora Gafisa, a área de vendas precisava de um software para administrar o relacionamento com clien tes. A idéia era permitir que os vendedores tivessem um controle efetivo das visitas e os contatos sempre à mão. Sob o comando do diretor de vendas de novos canais, Ademar Guedin Júnior, a empresa fechou contrato no início do ano com a Salesforce.com para que 200 funcionários da área usem o software fornecido via internet. O departamento de tecnologia foi envolvido apenas para fazer pequenas ligações com os demais sistemas. Esse é o modelo do departamento de tecnologia do futuro, na avaliação do Gartner. Ele deixará de cuidar de questões técnicas, como a manutenção de hardware e software -- que consome hoje até 80% do orçamento tecnológico --, para assumir um perfil estratégico.

Custo médio de uma cirurgia de Safena
Mercado mundial de software como serviço nas empresas
 (em bilhões de dólares)
20064,2
20075,1
2011(1)11,5
(1) Projeção
Fonte: Gartner

A popularização do software como serviço nas empresas não está fundamentada apenas em vantagens como corte de custos e flexibilidade, mas especialmente na mudança de comportamento de quem o utiliza. Todo usuário de um software empresarial também navega na internet. Faz compras em lojas de comércio eletrônico, buscas no Google e troca mensagens em programas como o Windows Live Messenger. Por que não ter a mesma comodidade e rapidez com os sistemas corporativos? A Datasul, uma das maiores produtoras de software de gestão empresarial, começou um esforço que envolve a empresa toda para melhorar a "ergonomia" do software, diz Jorge Steffens, executivo-chefe da empresa. Ele próprio lançou um blog para debater o assunto com programadores, designers e especialistas em usabilidade. Para Steffens, essa mudança é uma das mais importantes transformações da história da indústria do software. A alemã SAP também dá prioridade ao tema e passou a exigir de seu time de design -- composto de 40 pessoas -- a visão centrada no usuário. Zia Yusuf, vice-presidente mundial de inovação e ecossistemas, coordena pessoalmente a tarefa de fazer esses profissionais ir a campo e dialogar com os clientes sobre sugestões para tornar mais simples o colossal ERP, recheado de complexas funções, comandos e telas.

O modelo almejado por todos é o da empresa americana Salesforce. Fundada por Marc Benioff, a empresa foi a primeira a desenhar toda a sua estratégia na entrega de software pela web. Hoje, a Salesforce tem quase 40 000 empresas como clientes e mais de 1 milhão de usuários. Além dos próprios aplicativos, a companhia criou um portal que serve como central de distribuição: desenvolvedores de todo o mundo podem colocar seus programas à venda no site da Salesforce. A Datasul foi a primeira empresa da América Latina a fazê-lo. Os serviços online têm muitas vantagens para clientes e usuários pelo mundo afora, afinal reduzem a complexidade e os custos. Para quem está no negócio de software, porém, a conta não é tão simples. No modelo tradicional, paga-se pelas licenças de uso e pela manutenção e pelas atualizações de versão. No modelo de serviços, a única receita existente é a da assinatura mensal. Os custos de infra-estrutura também crescem com o aumento de clientes -- enquanto numa companhia tradicional eles ficam diluídos quanto melhores forem as vendas. Mas a demanda por simplicidade não vai diminuir, muito pelo contrário. E, se isso significa uma mudança radical na indústria de software, alguns competidores já largaram na dianteira.

TI não precisa saber
O software como um serviço online permite que áreas de negócios das empresas contratem sistemas via internet — sem depender do departamento de tecnologia.Veja as principais diferenças para o software tradicional
 Software tradicionalSoftware como serviço
CompraA empresa compra uma licença de uso do software para cada um de seus usuários e paga integralmente por elasNão há aquisição do software. A empresa paga por mês pelo aluguel com base no número de usuários
AcessoO software fica instalado no servidor da empresa e os dados só podem ser acessados dos computadores ligados a eleO sistema é hospedado no servidor da fabricante do software e o acesso é feito via internet, de qualquer lugar
AtualizaçãoÉ necessário o apoio do departamento de tecnologia para fazer migrações de versões e de dados. Geralmente se paga por novas licençasA atualização do software é feita pelo fornecedor via internet e o usuário não faz a migração de dados e não paga por isso
 

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