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quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sinergia para geração de resultados

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Sinergia para geração de resultados
É fundamental atentar para as oportunidades de sinergia do dia-a-dia
Por Marco Leone Fernandes
Atualizado em 09/10/2008
Sinergia é conceito abrangente e complexo. Podemos defini-lo como o resultado positivo gerado em grupo, que deve ser maior que a soma dos resultados individuais dos elementos deste grupo, ou ainda, um bom motivo para se trabalhar em grupo...
 
A sinergia de uma equipe, uma empresa ou um grupo de empresas tem sido cada dia mais valorizada pela liderança. O papel do líder é fundamental. Ele deve saber reconhecer os limites de sua equipe e favorecer oportunidades de criação de grupos com interesses comuns em que a complementaridade de perfis é vantajosa.
 
Alguns elementos devem ser controlados para facilitar esta integração, como a insatisfação com resultados negativos, a divergência de opiniões, a falta de ética e os conflitos na definição de prioridades. Reunir pessoas com mais perícia, característica intelectual fundamentada na utilização de processos, e outras com mais experiência, característica emocional adquirida por meio da maturidade e da observação de erros e acertos, próprios e de terceiros, é excelente combinação. Claramente a geração de sinergia nestes grupos aumenta quanto maior for a flexibilidade destes membros para incorporar novas e diferentes idéias.
 
Tão importante quanto a liderança é a existência de uma estratégia comum, que permita mensurar os resultados e o compromisso do grupo em superá-los. Recomenda-se medir a redução de custos de ineficiência, a melhora dos índices de qualidade e o favorecimento da criatividade e da inovação. A inovação ajuda especialmente na captura de valor das novas oportunidades e dos novos mercados por meio da criação de ofertas de produtos e serviços.
 
A importância deste tema também é percebida em fusões e aquisições, pois a sinergia poderá potencializar a valoração e os resultados da nova empresa, avaliados por indicadores como maiores receitas obtidas com um portfólio de produtos otimizado, menores despesas por compartilhamento de infra-estrutura, benefícios fiscais por redução dos impostos pagos e reduções do custo de capital pelo menor nível de risco da nova empresa.
 
Estudiosos das escolas de negócios têm criado ferramentas, como o BSC, para auxiliar aos membros de um grupo a medirem e alcançarem seus objetivos estratégicos comuns, utilizando-se das ações do seu dia-a-dia. Podemos citar ainda a Matriz BCG para avaliação do portfólio de produtos, a análise SWOT, que elenca forças e fraquezas (ambiente interno) e ameaças e oportunidades (ambiente externo), a Matriz ERRC, que busca a criação de valor usando ofertas diferenciadas e de baixo custo de produção, e o Six Sigma, que garante alto nível de qualidade nos processos.
 
Os administradores têm observado os efeitos criados pela sinergia entre departamentos; nota-se a forte redução dos ciclos de vendas com o alinhamento entre as áreas. Um exemplo é se antecipar às objeções de ordem técnica e econômica de seus clientes (pelo jurídico, TI, RH e Finanças) já na fase inicial do processo comercial, ganhando tempo no fechamento.
 
O investimento na satisfação e na retenção de talentos proporciona clientes fiéis e satisfeitos, que compram um mix maior de produtos e serviços, o que garante maior lucratividade e que, por conseqüência, trará novas oportunidades de investimento na satisfação dos funcionários, e assim sucessivamente, criando uma cadeia de serviços mais lucrativos.
 
É fundamental estar atento às oportunidades de sinergia no nosso dia-a-dia. Muitas vezes passam despercebidas, quando poderiam reverter severos quadros recessivos de maneira rápida e eficiente.
 
Isto parece tão claro quanto um hot-dog vale mais que um pão e uma salsicha separados. Mas nem sempre percebemos estas claras oportunidades.
 
É preciso olhar para estas situações com olhos de ver e, principalmente, com muita vontade de agir.

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