Postagens populares

domingo, 1 de julho de 2012

Avaliação 360°... Centígrados!

Avaliação 360°... Centígrados!

Marco Leone Fernandes
Publicado em 09/04/2012 às 13:03
Existe uma máxima em administração que ensina não ser possível gerenciar o que não se pode medir. O desempenho de vários profissionais se baseia em elementos mensuráveis como metas estabelecidas e resultados alcançados, mas existe uma outra série de fatores importantes na avaliação de um colaborador que são de análise subjetiva, contudo não menos importantes, tais como: boa comunicação, integridade, capacidade de influência, autoconfiança, capacidade de trabalhar em equipe, visão sistêmica e o seu poder transformador.
A grande dificuldade em avaliar esses fatores subjetivos pode ser minimizada pela avaliação em 360°, onde todas as pessoas que interagem profissionalmente com um indivíduo, entre eles, subordinados, colegas, superiores e clientes internos e externos, participam fornecendo sua percepção, que será comparada com uma autoavaliação e ajudará a contribuir para o desenvolvimento desse profissional na organização.
Os resultados esperados dessa avaliação incluem a identificação de oportunidades de melhorias para cada indivíduo, bem como a identificação dos pontos fortes e fracos de cada participante quanto à liderança, flexibilidade, respeito ao próximo, tomada de decisões, organização, proatividade, capacidade de inovar, de oferecer feedbacks e de persuasão, entre outros.
Essa ferramenta pode ser muito poderosa desde que bem implementada. O profissional bem preparado para essa avaliação se sentirá menos vulnerável a essa exposição ampla e deverá receber esses comentários e avaliações sobre o seu desempenho de maneira receptiva. Isso evitará a resistência natural às críticas e a incineração pública dos participantes.Avaliação 360°... Centígrados!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger