Postagens populares

Follow by Email

domingo, 1 de julho de 2012

Quanto tempo o tempo tem?

Marco Leone Fernandes
Publicado em 11/06/2012 às 12:01
Temos pouco controle sobre nossas vidas, o imponderável vive desafiando quem pretende controlar totalmente a sua vida pessoal e profissional. O pouco controle que temos sobre a vida vem do controle e da utilização do tempo. Você controla sua vida controlando seu tempo. Quanto mais controle você tem sobre as coisas que são mais importantes para você, mais feliz e realizado você se sentirá. Tudo começa pelo entendimento do que é realmente importante e essencial para você, quais são as suas reais prioridades e o que você realmente valoriza na sua vida. Dessa forma, a gestão do tempo se torna muito mais do que uma simples busca de tentar ser mais e mais eficiente, e sim empregar o máximo de tempo possível sobre as coisas que são realmente importantes, em vez de cuidar somente do que é urgente.

uma distinção importante entre algo que é vital e algo que é urgente. De um modo geral, uma tarefa urgente requer atenção imediata, mas pode não ser necessariamente muito importante. Algumas das tarefas mais importantes na vida nunca são urgentes, mesmo que elas sejam extremamente vitais. Outras tarefas podem nunca ser importantes, mas elas parecerão urgentes. O segredo é identificar as suas atividades vitais e tratá-las com um senso de urgência para que possam competir efetivamente com as inúmeras tarefas urgentes, mas sem importância que virão ao longo de cada dia. De um modo geral, a carreira de uma pessoa é a área em que mais tempo é investido. Desenvolver uma carreira em sintonia com seus valores e prioridades evitará que você se torne estressado e improdutivo. Essa frustração pode acumular ao longo dos anos, e fazer as pessoas terem um grande colapso nos momentos críticos.

Em resumo, se você dedicar o seu tempo resolvendo somente o que é realmente urgente e importante estará somente gerenciando crises, “apagando incêndios” com baixa eficiência. Por outro lado, priorizar o que não é importante e nem tampouco urgente é desperdiçar tempo. O melhor caminho é tratar do que é realmente importante de maneira pró-ativa, dedicando o tempo necessário para cada atividade, sem esquecer de reservar algum tempo para as indesejáveis emergências e interrupções naturais do dia a dia.

Manter o perfeito equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, priorizando o que é importante para você, para a sua família e para sua carreira ou negócio, é o segredo do sucesso das pessoas felizes e bem sucedidas.

Nenhum comentário: